Azeite e Saúde
Viva melhor com Azeite Rosmaninho
Não é novidade que a cozinha mediterrânea é uma das mais saudáveis do mundo. A razão principal é o azeite, que é rico em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que poucos alimentos contêm em boas proporções e que ajuda no controlo do colesterol. Portanto, adoptar o azeite na preparação das refeições é mais do que pensar no paladar, é uma atitude que melhora a saúde de toda a família.
 

OS BENEFÍCIOS DO AZEITE :

1. Facilita o processo digestivo.

2. Aumenta a taxa de secreção biliar, estimulando a digestão e a absorção das gorduras e das vitaminas lipossolúveis. Além disso, quanto mais bílis é secretada, maior é a diminuição do colesterol sérico. Também assim, o azeite combate as doenças cardiovasculares.

3. Auxilia na manutenção adequada da pressão arterial. Foi demonstrado que os povos consumidores habituais de azeite apresentam menor risco de hipertensão. Daí sua indicação para as pessoas com história familiar dessa doença ou que já têm essa anomalia.

4. Diminui o risco da incidência de artrite reumatóide - doença crónica inflamatória auto-imune de causa desconhecida.

5. Melhora as respostas imunológicas, pois o ácido oleico do azeite modula as membranas celulares de modo a aumentar a resistência do organismo ao ataque de vírus e de bactérias.

6. Melhora a elasticidade dos tecidos, principalmente com o aumento da idade. O resultado é a maior expectativa de vida. Não é à toa que os mediterrâneos são os que mais vivem. E melhor, com mais saúde.

adtp. "Nutrição e Vida